quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Popalavras #3


Não, não foi desta que usei a Taras e Manias. O desapontamento é grande, mas estamos só a começar a tocar naqueles temas quentes ou, à moda de Almada, a "éxperimentár novás sensáções, Dáma". É verdade. Quanto mais me bates mais gosto de ti.

Parece que os aficionados do BDSM (Bondage, Disciplina; Dominio e Submissão; Sadismo e Masoquismo) andam bem indignados com o conteúdo do livro "As 50 sombras de Grey". Depois de voltarem a ler a frase duas vezes, repitam comigo: Mesmo?!

Nem iria brincar com algo tão sério... É verdade. Diz aqui.


Agora que estamos esclarecidos venham as dúvidas. Quem? Onde? Quando? Como? Porquê?

1.º - Quem? Praticantes da modalidade, pois claro e Professores que leccionam cursos de fetichismo sexual em Universidades acreditadas para o efeito. Isso existe?! Mais uma vez as respostas geram mais perguntas. O melhor é passar a tratar estas pessoas como Doidinhos Não-Certificados (DNC), por forma a simplificar.

2.º - Onde? Califórnia. Toda a gente sabe que os malucos vêm de lá e sendo os DNC uma sub-espécie, não poderiam andar longe. No entanto, diz-se que a moda está a fazer furor na Grã-Bretanha, o que interpreto como uma corrente revivalista dos  Swinging 60's e decerto não durará. Aguardo com expectativa a chegada da moda a países como a Bélgica, por forma a alargar os limites (etários...) da diversão aos mais novos.

3.º - Quando? Pelos vistos, os DNC apenas se pronunciaram sobre a existência de tamanho contributo literário no mês passado. Ainda assim, calculo que devam ter ido logo a correr buscar o último volume, mas não quero generalizar. O artigo onde li isto só saiu o mês passado. A Verdade? Cada um sabe de si, acusem-se.

4.º - Como? O livro está a fazer um sucesso descomunal na população feminina e há cada vez mais donas de casa a "exigir" aos maridos que se actualizem: "Não quiseste comprar a Bimbi, agora vais ter de ler aquilo e reaprender a ser tarado". A corroborar essa afirmação, relembro o caso de uma senhora e seu marido cujo divórcio foi exigido pela primeira, fundamentando-se na falta de razoabilidade desse, ao recusar-se a reproduzir as peripécias sexuais descritas no  folhetim.

5.º - Porquê? Ultrapassado o choque inicial será que conseguimos compreender a indignação dos DNC? (Espero não revelar partes importantes da história) Ora, os senhores e senhoras praticantes do BDSM acham que a autora retrata estas práticas e comportamentos sexuais desviantes como sendo doentios. Não é nada disso, dizem eles. Podemos suspirar de alívio: Não há coisa mais segura e divertida do que levar umas palmadas de vez em quando, enquanto, que a relação entre os personagens é abusiva, emocionalmente insegura e insana. É quase insultuoso: Na realidade, dentro dos círculos profundos do BDSM, as pessoas negoceiam e assinam contratos, indicando a priori quais as doidices que vão fazer, enquanto na obra de ficção todas as regras são quebradas. É verdade, dizem eles.

Detesto parecer um puritano. Não sou. Parece-me é bizarro, o sentimento paternalista destas pessoas em relação à popularidade e influência da "obra" no comum dos mortais. No fim, são mesmo as vendas do livro que me espantam (e aos sadomasoquistas também).



Sem comentários: