segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Led Zeppelin - Celebration Day (2012)


O que há para dizer que já não tenha sido dito ou que eu não tenha dito. A melhor banda rock de todos os tempos, sai da reforma para um último (?) concerto. 10 de Dezembro de 2007, foi a noite de todos os sonhos.

Com o filho do seu baterista original a assumir o "trono" do pai, apresentam-se a uma geração que não os conheceu. Até agora só dava para imaginar, se tudo antes afirmado e exultado sobre aqueles músicos seria ou não verdade. Excluindo dois ou três biscates, nunca antes tinham assumido a importância de trazer o nome ao escrutínio público. Podendo dizer: "Estes somos nós".

27 anos depois, voltam a ensaiar, a entregar-se à comunhão musical e ao seu Olimpo no mundo da música. Duas horas e tal depois, não há absolutos. O seu público mudou e o novo é capaz de descortinar uma ínfima fracção da glória e harmonia do trabalho daqueles homens. São dinossauros, ainda que, nunca ultrapassados. Lendas vivas encarregues, por duas horas, de carregar o peso do mito.

O misticismo está todo lá e o trabalho também. O brilhantismo, a alegria e a sorte de poder voltar a ser maior que a vida estão reunidos neste lançamento. Versões inéditas, versões definitivas e versões alternativas farão as delicias dos que já conhecem, apesar da "obrigação" de comprar todo e qualquer lançamento da banda. Hoje, em alta definição, é sem sombra de dúvida a data mais importante do ano em termos culturais.

Os tempos áureos não voltam, mas a ilusão pode ser tão real...

PS: por razões de fidelidade não irei postar link para o mp3. Zeppelin não é banda para esse formato.

Sem comentários: