terça-feira, 6 de novembro de 2012

Popalavras #2


Ouço falar em dias de glória e automaticamente regrido ao liceu durante dois breves segundos. Logo de seguida volto e esbofeteio-me, de parvo que fui em dizer mal disso na altura. Numa frase: Aquela doce diversão pueril (o que significa esta palavra? Vão ao Google!). Não há como explicar e reimaginar "um dia na vida" aos 16 anos.

8:30 - Acordo com a força operária a sair de casa e durmo mais um bocado antes de fugir para a paragem de autocarro. Continuo a dormir, provavelmente vesti a roupa de ontem e não tomei banho (já lavar os dentes é obrigatório). Olho para a gorda nos dois bancos da frente e lembro-me do resto de pizza que comi ao pequeno-almoço...

9:30 - Atrasado para as aulas, meto dois dedos de conversa com o contínuo. É importante socializar com quem já viu o mundo com olhos mais maduros. Atrás de mim passam jovens delinquentes, refundindo sacos de erva nas mochilas. Não tarda até ir provar a minha "amostra" grátis... Nada como encarar o ensino de mente liberta. A primeira hora passa-se bem, até dá para bater uma sorna antes das coisas ficarem demasiado intensas.  

11:30 - Começam-me a fazer perguntas e a assacar responsabilidades que interferem com o meu ego. "Não quebres o meu estado apático, velha!".

12:00 - O sol começa a aquecer e a ruiva da cadeira ao lado nem treme quando lhe passo a mão pelas pernas. "Vocês ficavam por aqui? Claro que não." Num duelo de mentes e mãos levo-a à exaustão e, finalmente lá chego à "tarte de maçã" (diz que esse filme era popular na altura, mas não vi). A última meia hora passa num instante.

13:00 - Almoço. Pizza e cola.

14:00 - Nem pensar em voltar àquela prisão fascista. Dois ou três amigos chegam a mim transtornados: Parece que existem miúdos desejosos de se ver livres de algum peso na carteira. Alguém tem de ganhar para o tabaco, certo? 

16:00 - A ruiva passa por mim com um olhar guloso no caminho para casa... "Vocês ficavam por aqui? ...bem, me pareceu"

18:30 - O dia começa a abrir e volto a casa revigorado. O irmão grande acordou e deixou um saquinho de cheiros na gaveta, "É preciso perguntar outra vez?". Acção.

18:45 - A "oficial" bate à porta e atira-se a mim como qualquer janado a uma beata. "Dá e receberás" sempre foi o meu lema, isso ou "nunca pagues adiantado". Coca-cola é coisa de crianças e aquelas pernas deviam ser para maiores de 18. Só por essa passo logo lá para cima.

19:30 - Entramos na zona crítica: os senhorios podem chegar a qualquer momento. O destino lá saberá.

19:42 - Afinal o destino quis que o vizinho de baixo desse em vociferar alto e em bom som as calamidades que se passavam durante todo o dia no prédio. Há males que vêm por bem e o último grito vem mesmo a horas de se diluir por entre o barulho de fundo da vizinhança.

19:48 - Aquele olhar pós-coital... Os pais chegam. Perguntam e acusam suavemente. "Mais sério que a gente?!", contraponho, indignado. O estudo fornece o álibi e bato com a porta.

20:20 - Estou atrasado para o jantar. É dia de comer fora e o amorzinho compadece-se da injustiça com que o mundo me trata: ela paga. Pizza... e vinho. Classe.

21... - Bebi demais e esta tipa não se cala. Faz-me dizer coisas que não quero: "Não quebres o meu estado apático, p***!".

... - O irmão grande diverte-se num bar com os amigos. Eu divirto-me também. Bebemos shots e celebramos a vida.

...mais tarde - Chego a casa. Durmo. Amanhã o fim-de-semana começa à 5ª.

Que dia glorioso. Atlântico. O Boss sabe o que diz. Fico com a sensação que estamos a entrar na juventude quando ela já está a sair. Recordar estes dias não é viver... é tudo o que se pode fazer antes de perder a memória. Ou o fígado.

4 comentários:

Daniela Vitorino disse...

Está bom. Não sei que idade tinhas quando andaste no liceu, provavelmente a mesma que a minha, mas parece-me tudo mt precoce! LOL

Luís disse...

LOL É uma piada em jeito de crítica ;) Tem algumas semelhanças com livro Less Than Zero... (se quiseres empresto!).

Dexter disse...

O Boss orgulhar-se-ia deste post ;)

Fonemas Invertebrados disse...

ahah Até ele há de ter tido os seus dias mais tripados!