segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pensa Rápido: Palácio Dourado

Para o post 100 queria fazer uma coisa fixe, mas como à redacção chegaram notícias do ano passado irei ter de me debruçar sobre elas antes de fazer alguma coisa.

Assim, tenho o prazer de ser dos últimos a informar que a China anda a reformular as suas reservas de ouro. Como os malandrecos de olhos em bico não permitem a exportação de ouro e têm andado a comprar como se não houvesse amanhã, circulam rumores de que a China está a preparar o lançamento de uma nova moeda, cunhada com ouro.

Ora, supostamente, este rumor tem como base a reformulação das reservas de ouro chinesas em barras de 12,4Kgs para 1Kg. O que poderia facilitar a sua mobilização. Como os chineses são conhecidos pela sua transparência, o resto do mundo retirou dai as suas conclusões. E que conclusões: A China está a preparar-se para dominar a economia global, aumentando as suas reservas de ouro e aguardando pacientemente a implosão do sistema financeiro mundial. Se não for através de uma nova moeda será através de um novo sistema de reservas bancárias.

A nova moeda parece ser uma manobra obscura, pois se não permitem a exportação de ouro, como iriam transaccionar? Entre outras incongruências... No entanto, o ouro continua a ser o investimento mais estável e o mercado cambiário não dorme. Por isso, o chinês pode querer fortalecer as suas reservas para alterar o esquema comercial internacional, demonstrando a sua liquidez financeira. Pode? Ainda não fez nada, o tempo passa (têm vindo a aumentar exponencialmente as suas reservas desde 2003) e o Grande Dragão Vermelho continua em modo business as usual.

Ainda assim, a net é paranóica e eu faço a minha quota-parte: foi descoberto tungsténio misturado em barras de ouro. Aconteceu em NY, claro. O tungsténio é um metal que pesa essencialmente o mesmo que o ouro, mas custa um dólar a onça (bastante menos que o ouro). Ora, se os chinos neste processo de reformulação das suas reservas descobrissem que estas tinham sido adulteradas podiam despoletar uma reacção que obrigaria a uma auditoria global para saber quem andava a vender gato por lebre ou ouro por tungsténio. Podiam até abrandar a corrida ao ouro... e esta?

ISTO É TÃO ANO PASSADO

Numa coisa estes sacaninhas da net acertaram. As moedas físicas baseiam-se na confiança e com a recente jogada alemã no Chipre a confiança anda a quebrar. Isto fomenta o aparecimento de moedas virtuais fora do sistema monetário internacional, como as Bitcoins, cuja principal vantagem reside no facto de não estar debaixo da alçada dos governos. Posto isto, para que quero eu saber das moedas chinesas revestidas a ouro se posso fazer o meu negócio com moedas lowcost? Os chineses e americanos já devem ter chegado à mesma conclusão. Pior, o Chipre devia ter chegado à mesma conclusão, pois se a populaça tivesse pegado nos seus depósitos e os convertido em Bitcoin ainda os tinham no bolso... (já os parentes do presidente Anastasiadis se lembraram de transferir milhões do Banco Popular do Chipre antes da medida ser conhecida).


2 comentários:

Daniela Vitorino disse...

Boas irmão P. (não escrevo o nome, é claro, para não ser censurada).
Estava à espera de um n.º 100 um bocado mais criativo, tendo em conta q era dia das mentiras, podias ter inventado qlq coisa :P
Em relação à nova moeda, já está td dito... estamos cá p ver!
Quanto ao resto, agr a maior preocupação mesmo é com o conflito entre as Coreias q já se advinha poder vir a ser bem pior que Chernobyl!
Prognosticos!??
Aqui fica a dica.
Um bj (q com isto da crise, tem q se poupar!)

Fonemas Invertebrados disse...

Anda um tipo a querer agradar e ainda é acusado de não ter imaginação :P

Não haverá guerra. Creio fortemente nisso, ainda que muitas vezes me engane!