quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Popalavras #4


Jantar de amigos/evento social.

Claro que não vou só com o fato do trabalho, vou eu e toda a sorte do mundo em contarem com a minha presença. Contudo é importante cuidar da imagem e a face é a janela do panorama longitudinal imenso, que no fim da noite se estende para lá do fecho das calças (braguilha soa a vulgar). 

Deve começar-se pela esfoliação, por forma a eliminar tanto elementos externos como internos, sejam sujidade, óleos ou pele morta. Passo um pouco de água morna pelo rosto e contemplo a minha imagem no espelho, neste ritual corpóreo bastante para, por vezes, esquecer a alma. Tal não deve acontecer. A motivação é o reforço do Eu.

Ao fim do dia a barba dá um ar desmazelado e pouco amistoso. É gratificante comprar espuma King of Shave, pois os seus produtos são simplesmente de topo. Espalho-a cuidada e circularmente, num movimento contínuo. Deve começar-se pelas patilhas, descendo progressivamente para áreas onde a pilosidade é mais densa (permitindo-lhe mais tempo para humidificar) e acabando no bigode. Enxaguo a face com água fria: os poros endurecem; o excesso de espuma desaparece; e posso utilizar um hidratante rico em Vitamina E ou Aloe Vera, ainda que uma máscara seja mais eficaz. 

Concluindo a higiene facial, aplico uma máscara hidratante Missha Real Essential Deep Sea. Os ventos frios danificam a pele e é imperativo atacar o problema na fonte, sendo que um vulgar creme hidratante não basta. A máscara contem os ingredientes nutritivos essenciais para conferir à pele o brilho intenso da minha personalidade. 

Enquanto aguardo os 10 minutos da praxe procuro um artigo interessante para lançar a discussão à mesa. As actualidades são sempre atractivas, mas é importante encontrar a posição certa sobre um tema batido. Como reserva, convém ter na memória um qualquer fait-divers, sórdido e sumarento para satisfazer uma audiência de gente desprezível.

Com um pano ensopado em água quente limpo a máscara da face, enxaguando em cada passagem com grande gozo, ao sentir a pele suave, macia e rejubilante. A minha pesquisa temática conhece os contornos finais e graças a este tratamento facial intenso posso sorrir livremente. É o factor determinante em qualquer convívio, o sorriso. Não me refiro a um esgar dissimulado ou a uma risada constante, não. Sorrir é libertar todo o nosso positivismo naqueles músculos específicos e explorar sem reservas o preconceito geral de que a vida são balões e champanhe.

Eu cá tomo grande prazer nas coisas pequenas, nas pessoas pequenas. Em qualquer reunião há um elo mais fraco, um sujeito sem grandes atributos físicos, socialmente invisível, moderadamente inteligente (nunca irá inventar nada) ou só desinteressante. É a esse tipo que "dou a mão". Faço questão de falar com ele efusivamente, para me voltar em seguida, para a rapariga mais atraente em redor e esboçar um ar de desagrado tão evidente que não só não suspeitará da minha "fuga", como poderá observar a ostensiva mudança de expressão. Disse-o antes: O Sorriso é a chave.

 Finalmente, posso completar o exercício físico que essa manhã escolhi não praticar, com a ajuda da tão descartável companhia feminina. Só assim posso treinar o abdominal inferior com o entusiasmo necessário para o desenvolver, trabalhar o bicep e o tricep sem traumas e ter a certeza de ter um lombar equilibrado. Todo este relato ganha contornos enfadonhos quando se é irresistível como eu, no entanto, demonstra um caminho onde tantos tropeçam e caem nas armadilhas prazenteiras da carne (ou gordura, correctamente falando).


4 comentários:

Dexter disse...

Isto roça o American Psycho...também andas a ouvir Genesis e Hip to be Square? ;)

Fonemas Invertebrados disse...

Acredita que foi uma das inspirações. Ultimamente, ando a ficar meio Psycho... que Americano já ninguém discute. Ou era ao contrário? :P

JP disse...

Bem, isto é totalmente American Psycho. Ou isso ou tornaste-te um metrossexual.

Fonemas Invertebrados disse...

Ainda não Zica, mas sabe sempre bem um luxo de vez em quando... ou não :P Distraí-me a ler um artigo sobre cuidados com a pele e ocorreu-me uma palavra: pedante. Depois tornou-se tudo muito mais fácil lol